Sniper - Associação de Tiro Esportivo é uma organização sem fins lucrativos promotora de eventos culturais, artísticos e esportivos privilegiando  todas as modalidades de tiro permitidas pela legislação. Foi fundada em 24 de maio de 1996 por um grupo de amigos que praticavam tiro com armas de fogo e precisavam de um estande adequado com todas as normas de segurança.

O estande de tiro foi construído por um dos associados em um novo loteamento que dispunha de áreas grandes e bem localizadas, obteve toda documentação necessária e, em convênio com Rossi, fabricante de armas em São Leopoldo, passou a ministrar cursos de tiro de defesa com armas curtas, atividade que existiu até o advento da lei denominada Estatuto do Desarmamento, importante a ponto de ter sido realizado plebiscito quando, por enorme maioria, o povo opinou pela manutenção da venda de armas e munições.

Em todo o período que funcionou ministrando cursos de tiro de defesa e participando de torneios de tiro esportivo, a Sniper deu total apoio à Polícia Civil e à Polícia Militar, a Juizes e Promotores que lá tiveram um local seguro, com instrutores capacitados para aprender e praticar o tiro com armas curtas.

Infelizmente mesmo antes de entrar em vigor em 2003 o malfadado Estatuto do Desarmamento, as dificuldades para obter porte de arma  e poder levá-la até o estande de tiro tornou-se enorme sendo logo depois extinto o porte de arma estadual. Embora clubes de tiro e seus filiados possam obter o CR, certificado de registro no Ministério do Exército, que permita a continuação da prática de tiro com armas de fogo, a dificuldade é enorme e, em 31 de dezembro de 1999, a Sniper paralisou suas atividades.

Por algum tempo os amigos continuaram se reunindo na Chácara Ermitage de um dos associados que fica defronte ao estande de tiro até que surgiu a idéia de se dedicarem ao arqueirismo, esporte ainda permitido nesse Brasil de tantas proibições. Em dezembro de 2005 o grupo começou a pesquisar o esporte de tiro com arco e flecha, vindo a realizar o 1º Torneio Indoor de Arco e Flecha em 03 de junho de 2006.

A partir deste ponto o grupo só aumentou sendo Sniper o primeiro clube de tiro com arco e flecha do interior do Estado de São Paulo e que incentivou a criação de outros em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Ipauçu e Osvaldo Cruz. Participou ativamente do Campeonato Brasileiro e do Paulista com seus atletas obtendo excelente pontuação.

Paralelamente às atividades de arqueirismo, as armas de pressão, também ainda permitidas no Brasil, foram se aperfeiçoando no exterior, notadamente na Alemanha, Inglaterra e Espanha, e novas  modalidades de tiro foram criadas como Field Target que surgiu no México, é muito praticado na Europa, e  o tiro de precisão benchrest com arma apoiada. Quase todas as modalidades de tiro com armas de pressão foram criadas a partir das já existentes para armas de fogo mas, na Sniper, foi criado o Pin Target que ainda não é modalidade oficial.

O primeiro torneio de Pin Target foi realizado em 1º de janeiro de 2009 dai em diante a Sniper já realizou inúmeros Torneios de Pin Target e  Arco e Flecha. Hoje a atividade de tiro com armas de pressão está sendo muito mais praticada que o arqueirismo, em função da facilidade de compra de equipamentos e por ser o esporte que melhor se adapta ao perfil dos atiradores da Sniper.